06/03/2025

O Senhor nos basta

A Bíblia nos apresenta vários nomes de Deus. Cada nome destaca um aspecto do ser inesgotável de Deus. Ele é nossa completa provisão. Ele é nosso perfeito provedor. Ele é tudo para nós. Ele é melhor do que suas próprias bençãos. Vejamos:

Em primeiro lugar, Jeová Roí (Sl 23:1). Esta é a primeira vez que este nome de Deus aparece nas Escrituras. O Senhor autoexistente, infinito, imenso, eterno, imutável, onipotente, onipresente, onipotente e transcendente é o meu pastor. É ele quem apascenta a minha alma e me conduz em segurança na jornada da vida.

Em segundo lugar, Jeová Jiré (Gn 22:14). Este nome aparece pela primeira vez em Gênesis 22:14, quando Abraão ao ser interrogado pelo seu filho, Isaque, onde estaria o cordeiro para o sacrifício, seu pai respondeu: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o sacrifício. No monte de Deus, o Senhor providenciou um cordeiro substituto e poupou Isaque. Abraão, então, pôs por nome àquele lugar, “Jeová Jiré”, Deus Proverá. Deus sempre provê o que precisamos, quando estamos no monte da obediência.

Em terceiro lugar, Jeová Shalom (Jz 6.24). Gideão estava malhando trigo no lagar, com medo dos amalequitas, os terroristas do deserto, quando o Anjo do Senhor apareceu para ele, convocando-o a ser o libertador de Israel. Depois de pedir provas ao Senhor, ele disse: “Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás”. Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou de Jeová Shalom, o Senhor é Paz. O Senhor não apenas nos dá paz, mas ele é, também, a nossa paz.

Em quarto lugar, Jeová Rafá (Êx 15:26). Este nome de Deus aparece pela primeira vez na Bíblia no texto retro mencionado. O povo de Israel tinha atravessado o Mar Vermelho. Depois de caminhar três dias no deserto, assolado pela sede, chegou a Mara e ao ver água, não conseguiu beber porque as águas eram amargas. Deus ordenou Moisés a lançar uma árvore nas águas e eles se tornaram doces. O Senhor ali revelou ao povo como Jeová Rafá, “o Senhor que te sara”. O Senhor é aquele que cura nossas enfermidades, alivia as nossas dores e refrigera a nossa alma.

Em quinto lugar, Jeová Tsedkenu (Jr 23:6). Senhor, Justiça Nossa, é a tradução do nome de Deus em apreço. Este nome aparece pela primeira vez nas Escrituras em Jeremias 23:6. Em face do pecado do povo Deus, o Senhor se apresenta como aquele que é a justiça de seu próprio povo. Este nome de Deus remete-nos à doutrina da justificação pela fé. É a justiça de Deus imputada a nós. Somos declarados justos não pela nossa justiça própria, mas pela justiça do Justo imputado a nós, injustos. O próprio Senhor é a nossa Justiça!

Em sexto lugar, Jeová Shamá (Ez 48:35). O Senhor está ali é o significado do nome Jeová Shamá. Este nome aparece pela primeira vez no texto em destaque. Ezequiel descreve a cidade de Deus, o lar dos remidos, e diz: Jeová Shamá. O Senhor está ali. O Senhor está conosco agora e ele mesmo habitará conosco na cidade santa, na nova Jerusalém, pelos séculos sem fim.

Em sétimo lugar, Jeová Nissi (Êx 17:15). O texto em apreço apresenta-nos este nome de Deus, Jeová Nissi, “o Senhor é minha bandeira”. O texto é uma reverência à retumbante vitória do exército de Israel sobre os amalequitas, em conexão com a intercessão de Moisés. É Deus quem nos dá a vitória. É ele quem nos conduz em triunfo. Com ele somos mais que vencedores!

Os nomes de Deus mencionados aqui, são um eloquente testemunho de que Deus nos basta e ele nos é suficiente!

 

Rev. Hernandes Dias Lopes