11/03/2025

A bondosa providência de Deus

A providência de Deus é uma das doutrinas mais consoladoras revelada nas Escrituras e demonstrada na história. Nossa vida está nas mãos de Deus e ele controla os acontecimentos para o nosso bem. Desde a nossa concepção, o nosso nascimento, o desenrolar da nossa vida bem como a nossa morte, tudo está dentro da agenda de Deus. Ele nos amou com amor eterno. Ele nos fez de forma assombrosamente maravilhosa. Ele nos deu o fôlego da vida. Ele nos perdoou e nos deu a vida eterna. Ele estará conosco em todos os momentos da caminhada até nos receber na glória. Não existe acaso nem determinismo. Não existe sorte nem azar. É a mão de Deus que dirige o nosso destino. Não há Deus como o nosso que trabalha para aqueles que nele esperam. Todas as coisas cooperam para o nosso bem.

Como podemos ver a providência de Deus em nossa vida?

Em primeiro lugar, observando a maneira como viemos ao mundo. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Fomos entretecidos no ventre da nossa mãe. Nosso corpo é um espetáculo da sabedoria divina. Nosso cérebro é um computador super poderoso. Nossos olhos são feitos de milhões de fios duplos encapados. Nosso coração é uma máquina que trabalha sem cessar, bombeando sangue para irrigar nosso corpo. Nosso corpo tem mais de sessenta trilhões de células vivas, com um metro e setenta centímetros de fita DNA em cada uma delas. Somos programados  com exatidão. Oh, que primor de obra é o nosso corpo! Não viemos ao mundo por acaso, somos obra das mãos providentes do criador.

Em segundo lugar, observando a maneira como somos guardados neste mundo. O mal ergue sua fronte cavernosa para nos destruir, mas a mão invisível da providência se estende para nos defender. Foi a mão  de Deus que tirou Israel da escravidão no Egito e o introduziu na terra da promessa. Foi a mão de Deus que tirou Davi das toscas pastagens de Belém para ser rei de Israel. Foi a mão de Deus que impediu que o plano assassino de Hamã exterminasse o povo judeu na Pérsia. Foi a mão de Deus que livrou seu povo da fúria dos reis, da sanha sangrenta dos imperadores romanos, das fogueiras da intolerância, das prisões insalubres, do extermínio fatal. A sobrevivência do povo de Deus num mundo hostil é uma prova incontestável da providência divina. De Deus vem o nosso socorro. Seus olhos nos contemplam, seus braços nos protegem. Nele nos abrigamos do temporal.

Em terceiro lugar, observando a maneira como fomos salvos pela graça divina. Jamais poderíamos ter planejado nossa própria salvação. Tampouco jamais poderíamos ter produzido nossa própria redenção. Deus nos salvou não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. Não porque éramos santos, mas apesar de sermos pecadores. Ele pôs seu coração em nós quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Foi graça, pura graça a nossa salvação. Foi Deus quem a planejou, a executou e a consumará. Nada procedeu de nós, tudo procede de Deus. Eis, portanto, a bondosa providência de Deus!

 

Rev. Hernandes Dias Lopes